quarta-feira, 27 de julho de 2011

Informática Educativa - O Pato

TRABALHANDO COM MÚSICA


O trabalho com letra de música no laboratório de informática é muito interessante, além de resgatar alguns valores, ainda torna a aula dinâmica e alegre, além da oportuniodade de mostrar gêneros musicais diferenciasdos aos alunos. Começo fazendo a leitura da música para a sala.
Problematizo a letra com questões sobre a mensagem da música, assistimos vídeos sobre a música,digitamos, desenhamos e cantamos.
Nesta atividade com o 1º ano D foi trabalhado a música O Pato De Vinícius de Moraes.




Cantigas ; Fui morar numa casinha

INFORMÁTICA EDUCATIVA

CANTIGA DE RODA - 1º ANO C- FUI MOROAR NUMA CASINHA


Cantiga de Roda é um tipo de canção infantil popular relacionada às brincadeiras de roda. Nesse sentido carregam uma melodia de ritmo limpo e rápido, favorecendo a imediata assimilação. Estão incluídas nas tradições orais em inúmeras culturas. No Brasil, fazem parte do folclore brasileiro, incorporando elementos das culturas africana, européia (principalmente portuguesa e espanhola) e indígena. Na matriz cultural brasileira têm uma característica interessante, que é a autoria coletiva (ou anônima) pelo fato de serem passadas de geração à geração. . As cantigas de roda são de extrema importância para a cultura de um país. Através delas dá-se a conhecer costumes, o cotidiano das pessoas, festas típicas do local, comidas, brincadeiras, paisagem, crenças. Normalmente tem origens antigas e muitas versões de suas letras, pois vão sendo passadas oralmente pelas gerações.

No laboratório de informática Educativa estamos trabalhando diversas cantigas de roda que os alunos já conhecem, eles cantam, digitam as cantigas utilizando o Word e as ilustram no Programa Paint Brush, auxiliando no domínio das tecnologias.



Informática Educativa

Informática Educativa





Atividades sobre higiene com os alunos do 1 º ano A. Os alunos assistiram alguns vídeos sobre higiene,lemos e um poema ( de um autor desconhecido),utilizamos o programa Paint Brush para que els pudessem ilustrá-lo e word para explorar o teclado do computador.





Cuidando do Corpo





Cuide bem da sua boca



De sua língua e de sues dentes



Porque, se você não cuidar



Pode sofrer de repente



De problemas de saúde



Que prejudicam a gente.





Toda a pele do seu corpo



Dá a ele proteção



Mas para isso todo dia



Ela quer água e sabão.





Pelos poros que há na pele



Você pode transpirar



E, assim as impurezas



Vai podendo eliminar








Informática Educativa



Informática Educativa



Tangram






" O uso de informática como auxiliar no ensino da matemática no Ensino Fundamental"



Diz uma lenda, que um monge (ou um imperador...) chinês, quebrou um espelho. Ao tentar remontá-lo, começou a perceber que as 7 peças (os tans) que ficaram poderiam ser remontadas de infinitas formas, criando inúmeras figuras.


Essa é a essência do Tangram: um quadrado, decomposto em sete figuras geométricas, cinco triângulos, um quadrado e um paralelogramo , com as quais é possível montar-se um número quase infinito de figuras. Em chinês, o Tangram é conhecido como Ch i ch iao tu, ou as "Sete Pecas Inteligentes".


Na verdade não se sabe qual a verdadeira origem do Tangram. Para alguns, o jogo seria milenar. Outros afirmam que teria pouco mais de 200 anos. O fato de mexer com a imaginação, faz do Tangram um excelente jogo infantil e educacional, especialmente se pudermos fazer a criança criar o seu próprio jogo. Depois, mão a obra: vamos utilizar a imaginação.


No Laboratótio de Informática o uso do tangram é muito bem aceito pelos alunos principalmente do ciclo I, estimulando a concentração e imaginação.


segunda-feira, 25 de julho de 2011

Informática Educativa

Resumo das atividades desenvolvidas com o 1º ano A no 1º semestre de 2011.



Os alunos do 1º ano do ensino fundamental têm em média 6 anos de idade e a maioria ainda não domina a leitura e a escrita, dessa forma trabalhamos com programas que estimulem a criatividade e a coordenação motora como o Paint Brush e jogos educativos na internet, além do word para digitação . Com esta turma foi conversado e discutido assuntos relacionados a higiene, cantigas folcloricas e animais.







Postagem em destaque

ELEIÇÕES DO GRÊMIO ESTUDANTIL 2024

No dia 26 de Abril teremos a eleição para Grêmio em nossa escola, importante todos comparecerem para escolher a melhor chapa que irá represe...