Prova São paulo

Prova São Paulo

Nesta semana nossos alunos realizando a Prova São Paulo.
 
Leia mais:

A Prova São Paulo 2012 começa nesta segunda, 12, para cerca de 290 mil alunos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino, que farão a sexta edição do exame. Pela segunda vez, haverá um terceiro dia de testes com a prova de Ciências Naturais, além das disciplinas de Língua Portuguesa – Leitura e Produção de Texto e Matemática. A novidade deste ano é que os gestores educacionais responderão pesquisa sobre a logística de aplicação da prova e qualidade dos materiais.
Mais do que avaliar o desempenho dos estudantes, a Prova São Paulo é uma das grandes referências para o planejamento escolar nas escolas da rede municipal. Os alunos responderão questões de múltipla escolha, em todas as disciplinas, além de uma Produção de Textos, em Língua Portuguesa. A duração máxima das provas será de 3 horas e 30 minutos, incluindo um questionário de hábito de estudos, a ser aplicado no dia 14.
A ganhadora da licitação de 2012 foi a empresa Consulplan, que terá coordenadores locais em cada uma das 551 escolas municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) participantes da avaliação.
Inclusão - Desde a primeira edição da Prova São Paulo, em 2007, alunos cegos ou com baixa visão têm a possibilidade de realizar os testes em braile, em provas com letras ampliadas ou recebem a ajuda de uma pessoa que faz a leitura para o estudante, profissional chamado de ledor ou escriba. A partir de 2011, estudantes com deficiência intelectual ou com deficiências múltiplas também recebem provas ajustadas para sua necessidade.
Já os alunos surdos, que têm como primeira língua a Libras – Língua Brasileira de Sinais -, recebem uma prova multimídia, para ser realizada nos laboratórios de informática das escolas. As questões são as mesmas dos alunos ouvintes, mas em quantidade inferior. Com um clique nas questões e outro nas alternativas, um vídeo apresenta cada um desses itens para o aluno, em Libras. Esta é uma produção inédita e exclusiva gravada para a Prova São Paulo.
Controle de Qualidade
A partir deste ano, os gestores educacionais passam a responder a uma pesquisa sobre a logística de aplicação da prova. Será um questionário online que abordará como foi o treinamento dado a todos os envolvidos, sobre a qualidade dos materiais, se o apoio à necessidade específica solicitada pela escola foi adequado e sobre a aplicação da prova em si.
Diretores, supervisores, coordenadores e professores das unidades também responderão a um questionário sobre a rotina escolar. Os pais ficarão com o questionário socioeconômico, e os alunos, com os de hábito de estudo.
Raio-x da Educação paulistana
A prova teve sua primeira edição em 2007, se tornando um instrumento importante de planejamento e de ação pedagógica para cada uma das escolas e para a gestão municipal de Educação. Ela permite, acima de tudo, corrigir deficiências e, a partir do conhecimento real de acertos e dificuldades dos alunos, promover o planejamento escolar da rede.
Veja quem fará a prova:
Ciclo I
Ciclo II
· Todos os alunos dos 3º anos do ensino de nove anos
· Todos os alunos dos 4º anos do ensino de oito anos
· Todos os alunos do 4º anos PIC – Projeto Intensivo no Ciclo I
· Por amostragem: os alunos do 4º ano do ensino de nove anos
· Todos os alunos dos 2º e 4º anos do ensino de oito anos
· Todos os alunos dos 1º ano com proficiência menor que 150, em Língua Portuguesa, em 2011
· Por amostragem: os alunos dos 1º anos com proficiência maior ou igual a 150, na prova de Português de 2011 e alunos dos 3º anos do ensino de oito anos

Fonte: http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/anonimosistema/detalhe.aspx?List=Lists/Home&IDMateria=1113&KeyField=Arquivo de Not%C3%ADcias


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Debate "Grêmio estudantil"